Criar um Site Grátis Fantástico
Textos
Textos

Religião e Ciência

 

         O professor Huberto Rohden, comenta sobre o livro “A Gnose de Princeton”, escrito por um grupo de cientistas (os pais da era atômica), que se reuniram na Universidade de Princeton, onde tratavam de vários assuntos. O livro, segundo Rohden, faz uma perfeita síntese entre religião e ciência, mostrando a harmonia existente entre elas. Rohden, na época do lançamento do livro, publicou um artigo em vários jornais, com o título “A Cosmovisão de Princeton”, buscando mostrar, que é possível fazer uma síntese harmoniosa entre religião e ciência. Num perfeito “monismo”, sem dualidade de poderes. Pois, a ciência trata do Universo em seu aspecto finito, e a religião, do aspecto infinito. O “Uno” (infinito) que é a causa, se manifesta em “versos”, existências finitas.

       Afirma Rohden, que não existem dois poderes paralelos (dualismo), existe apenas um poder (monismo), os outros, são derivados. As creaturas são emanações do Creador, do “todo” da essência, para o verso da existência. Afirma que o ”espírito”, emanado de Deus, se reveste de um corpo, para encontrar resistência e assim evoluir. E o homem é o único ser que pode, com o uso de seu livre arbítrio, também estagnar e até evoluir. Pois, onde não há nenhuma dificuldade, não há progresso algum. (Já dizia o filosofo Friedrich Nietzsche que "aquilo que não me mata, me fortalece") Dificuldade é sofrimento sadio. Acreditava Rohden, que as leis cósmicas querem evolução!’ É certo que todo home passa por dificuldades Jesus fala sobre isso em João 16.33 "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Jesus nesse versículo nos ensina a não desistir, haverá dificuldades mas nos devemos superar as dificuldades. Os “fatos” são descobertos por nossa inteligência. ”Valores” são creados por nossa consciência. O descobrimento dos fatos nos torna eruditos. A realização de valores nos faz bom. Ser bom é estar em perfeita harmonia com sua verdadeira consciência – “a voz do infinito em nós”. (creados vem do verbo em latim crear que significa a manifestação da Essência-Deus- em forma de existência) apenas Deus pode crear os homens criar que e a transição de uma existência finita para outra. Consciência é o nosso livre-arbítrio, é Deus em nós. Harmonia em Deus é o que garante a realização de valores (justiça, amor, amizade, honestidade, fraternidade, etc.).

        Doença, por não ser natural, não é uma “presença” – é “ausência”, assim como a treva, é ausência de luz. Portanto, se desejamos saúde, devemos substituir ausência, por presença. Pois, onde há presença, não há ausência. Ao Introduzirmos a presença, se restabelece a saúde. O reino de Deus é vida e saúde. Muitos homens, citados na Sagrada Escritura viveram centenas de anos em perfeita saúde. E os anos, segundo Rohden, a bilhões de anos são contados da mesma forma.

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (74 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página